quarta-feira, 17 de março de 2010

Fim do quarter

Acabei hoje a última prova do trimestre! As coisas por aqui andaram bem apertadas. Este quarter (trimestre de aula) foi, de longe, bem mais estressante do que o anterior. E isso não se aplica apenas ao meu caso, mas para a maioria dos meus amigos também.

Mykhaylo, por exemplo, me disse ontem que a média de sono dele neste quarter foi algo abaixo de 5 horas por noite. Nesta última noite de estudos antes da prova final, dormi às 3:00, acordei às 6:00 e tirei um cochilo de 9:00 às 10:00 para ver se refrescava a mente para a prova de Statistics and Econometrics. Daí uma pergunta que a Iara me fez outro dia me veio à bacaça: “Existe vida após o mestrado?”

Acho que sim. O benefício marginal ainda é superior ao custo marginal. Estudos recentes apontam como os maiores problemas na América Latina: má alocação de recursos, políticas públicas mal elaboradas e capital humano sub-desenvolvido. Dos três problemas listados qual mais depende de nós, individualmente? Educação.

Bora lá estudar, a recompensa vem na melhoria de vida. Não apenas para o estudante que consegue melhores empregos, mas para a todo mundo. Com melhores profissionais somos mais produtivos, utilizamos melhor os recursos disponíveis, aumentamos a produção e, com isso, a sociedade tem mais para produtos para consumir.

Uma semana e meia de descanso agora e depois tudo volta ao normal.

Grande abraço.

0 comentários:

Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br